A “moda” do feito a mão vem despontando na décor – e na moda fashion – desde o inicio dos anos de 2010. Veio junto com outras tendências pós queda das Torres Gêmeas, onde a insegurança fez voltarmos a valorizar a casa como lugar de encontro – com os outros e conosco mesmo ( a tal memória afetiva, nosso chão). E parece estar cada vez mais em alta! Tramados como o tricot e crochet tomaram conta de ambientações – e de roupas, bem como tudo que é artesanal, único, personalizado.
E invadiu o mundo dos revestimentos. Muitos, como inspiração para produtos feitos com alta tecnologia. Outros, e até mais valorizados, nas cerâmicas feitas à mão – ainda mais se atreladas a outro ponto em alta – sustentabilidade. Sustentabilidade que vem de um produto que não fere a natureza em todo o seu ciclo, da matéria primas ao descarte, mas que vem, também, da valorização da mão humana no processo.
E disso, a Olívia Revestimentos Sustentáveis entende bem. A sustentabilidade está presente em todo o processo de produção, desde a escolha de argilas, a produção sem qualquer aditivo, o uso de resíduos de serraria para alimentar o fogo das tradicionais olarias – e a valorização da ação humana nos produtos feitos à mão. Entram nessa coleção os produtos da linha Terra Natura, ainda mais nos produtos que levam Memória no nome: Terra Memória – Origens, que resgata os tijolos originais; Trama, com fragmentos de sacaria reutilizada, e Foglia, com folhas de cada estação. Perfeitos para quem procura algo realmente diferenciado, onde cada peça é única, sem igual.
Joyce Diehl, arquiteta especialista em Branding, para Olívia Revestimentos Sustentáveis