Efeito carbonizado: de onde vem essa tendência?

O nome é difícil para nós, ocidentais: Yakisugi  ou Shou Sugi Ban. E o entendimento sobre o significado , também: trata-se de método tradicional japonês de preservação de madeira pela queima, pela carbonização com maçarico sobre as camadas mais externas da madeira. Tal técnica promete manter a madeira intacta e protegida de cupins e outros insetos por pelo menos 100 anos. E ressurgiu com a sua utilização em projetos do arquiteto japonês Terunobu Fujimori, que inspirou designers e arquitetos no mundo inteiro, sendo utilizado tanto externo quanto internamente, em decoração, em móveis e até em obras de alto luxo ou obras de arte.

Mas o que será que se pode ver por trás de tudo isso? Resgate – da técnica, da história. Resgate de um tempo mais sólido, sem tantas intempéries emocionais. Em tempos tão pouco “sólidos”, onde a afetividade, a real convivência e as relações andam cada vez líquidas, solúveis, nada duradouras, resgatar tradições parece ser um oásis, um porto seguro.  Relações que a marca Olivia Revestimentos Sustentáveis tenta resgatar em cada produto. Resgate da história dos primeiros habitantes de uma terra, dos hábitos de ontem, das tradições dos primeiros tijolos feitos a mão na região, do bom trabalho feito por mãos humanas, dos valores que foram esquecidos, e que nos melhoram quando vem a tona.

Encaixando-se na tendência de forma delicada, Terra Catarina Carvoeira traz o efeito carbonizado do carvão, a variação leve de tons, a textura inigualável das peças. E tudo isso usando apenas três ingredientes: argilas puras, uso racional do fogo…e paixão.

Joyce Diehl, arquiteta, para a Olívia revestimentos Sustentáveis

Revestimentos sustentáveis, feitos com paixão!

Com peças únicas, totalmente artesanais Peça Agora